A cada dia é necessário tomar muitas decisões que podem conduzir a um caminho de vitória ou derrota, por isso é preciso estar atento para não fazer nada sem antes consultar a Deus.
No livro de 1 Samuel o exército de Davi, retorna de uma viagem cansativa que durou três dias e três noite. Quando chega a Ziclague, encontra sua cidade completamente destruída e queimada pelos amalequitas, sua família e todas as mulheres levadas cativas. Nesta hora, a angústia foi tão grande que seus homens choraram até perderem as forças. O que fez Davi nesta hora? Poderia reunir seus homens e imediatamente perseguir o inimigo. Porém, antes de qualquer coisa, chamou os sacerdotes para consultar a Deus sobre qual decisão tomar. A resposta foi “Persegue-o, porque, de fato, o alcançarás e tudo libertarás” (1Sm 30.8). Apesar de Davi estar cansado e seus homens exaustos, partiu crendo na promessa de Deus. De fato, no meio do caminho, 200 homens desistiram da viagem por não aguentarem prosseguir. Davi poderia nesta hora recuar, mas ele não estava simplesmente confiando nos seus homens, ele estava confiando na palavra
de Deus. O que movia Davi não era a sua força, pois estava muito cansado; não era sua habilidade com armas, pois sem força o homem perde a habilidade. O que movia Davi era a garantia da promessa divina, e foi exatamente esta convicção que fez toda diferença. A história termina dizendo que Davi venceu os amalequitas e ainda resgatou tudo quanto haviam perdido, desde as mulheres até os seus animais.
Queridos irmãos, é verdade que diante de nós aparecem muitas lutas e desafios. Por vezes não temos forças e até mesmo pensamos em desistir. O que fazer nesta hora? Aprenda que na hora do desespero, o melhor é buscar a orientação do Senhor e só assim prosseguir. Quando Deus faz uma promessa, a vitória é garantida.
Que a Igreja de Nova Vida de Águas Claras, com a maturidade da fé, inicie este novo ano seguindo os passos de Davi, sendo guiados pela promessa divina.
Pr Eliezer Souza