Mensagem do dia 03/03/2019
Incrível, já estamos em março. Parece que foi ontem que festejamos o começo de um novo ano, esperançosos de que 2019 seria melhor que 2018, com mais realizações, mais alegrias, melhores decisões. Porém, dois meses já se foram e nós nem percebemos. Quando você vê, o dia acabou, oportunidades foram perdidas, algumas pessoas se ausentaram enquanto outras se achegaram. A vida passa ligeira. Já que não podemos parar o tempo, precisamos aprender a viver melhor nossos dias ou, como diria Moisés, precisamos aprender a contar os nossos dias.
E para que tudo não se resuma a metas, compromissos e números, precisamos reaprender a viver. Valorizar os tchaus da manhã e os reencontros do final da tarde. Sentir profundo cada beijo e abraço, não moderar no sorriso. Amar de verdade, brincar sem constrangimentos, dar atenção àqueles que nos são importantes. Adorar a Cristo com intensidade, em todas as coisas, em todos os momentos, de todas as formas; porque dEle, e por Ele, e para Ele são todas as coisas.
E para que tudo não se resuma a enfado inútil, precisamos reaprender a escolher bem nossas lutas. Devemos batalhar por aquilo que faz a vida valer a pena, não para entrar na história, nem para aplacar nossa consciência, muito menos para provar nada a ninguém, mas para construir, criar, transformar, agregar, mudar o que precisa ser mudado e, em tudo isso, dignificar o nome de Cristo.
E para que a sensação de impotência diante do tempo não se junte à percepção de distanciamento das pessoas, precisamos reaprender a reconectar. Buscar reconciliação com aqueles que ficaram pelo caminho. É bem possível que em alguns casos nem saibamos mais o porquê de os laços terem se desfeito. Mas mesmo que nos lembremos da causa, precisamos readquirir a simplicidade infantil de não valorizar as besteiras que nos dividem, afinal, “não há judeu nem grego, não há escravo nem livre, não há homem nem mulher, porque todos vós sois um em Cristo Jesus”.
“Oh! Ensina-nos a aproveitar a vida! Ensina-nos a viver bem e sabiamente!” (Sl 90.12).
Pr. Daniel Paula