Mensagem do dia 25/11/2018
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Esta é uma atividade extremamente necessária, visto que todos os dias, e em toda a parte, muitos precisam receber este elemento essencial a vida. O sangue é o principal responsável pelo funcionamento do corpo e só pode ser produzido pelo próprio organismo humano. Os homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando 4 doações anuais; as mulheres a cada 90 dias, não ultrapassando 3 doações anuais.
O Ministério da Saúde divulgou em 2018 que apenas 1,8% dos brasileiros doaram sangue. No Brasil, há escassez deste material, pois, por ano, são realizadas em torno de 3,5 milhões de transfusões. Este líquido precioso levou muitos cientistas procurarem meios para substituí-lo, mas sem nenhum sucesso. A ciência criou protótipos para o corpo humano como o coração artificial, possuindo as mesmas funções de um natural; porém, apesar de todo este avanço, jamais foi possível recriar o sangue humano para salvar o homem. Sem ele, o ser humano esta fatalmente fadado a morte física.
Agora, pensando sobre este elemento físico, há uma carência muito maior do homem, que é livrar-se na morte espiritual. A salvação espiritual utiliza-se da mesma prerrogativa do sangue. A Bíblia diz que: “não havendo derramamento de sangue, não há perdão de pecados” (Hb 9.22b NTLH). Segundo a Bíblia, o homem espiritualmente esta morto, e para resolver seu problema, Jesus veio ao mundo doar todo seu sangue. Somente desta forma pode resgatar o ser humano da morte eterna. Jesus é o doador por excelência!
Interessante que, diferentemente do sangue de um homem que pode salvar somente outro homem, o sangue de Cristo Jesus, Deus homem, é capaz de salvar todos aqueles que reconhecerem esta verdade. Nenhum outro homem pode fazer o que Ele fez. O homem é salvo por esta graça bendita!
Que neste dia cumpramos nossa parte doando, e sendo gratos ao Doador por Excelência.
Pr. Eliézer da Silva Souza